Cátia Cardoso



A 5ª Conferência de Professores EspAciais decorreu nos passados dias 28 e 29 de setembro de 2018 no Pavilhão do Conhecimento. Esta conferência anual é destinada a professores de todos os níveis de ensino.

Como já vem sendo habitual, o tema da conferência foi sugerido pelos professores da edição anterior. Assim, o tema escolhido para este ano foi: “Vida Extraterrestre e Exploração Espacial”.

À semelhança dos anos anteriores, os professores participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras ministradas por conceituados cientistas e engenheiros portugueses sobre vários tópicos relacionados com este tema, como por exemplo as condições de habitabilidade em planetas extrassolares, a procura de vida em meteoritos, os fantásticos seres extremófilos que habitam o nosso planeta, bem como os maiores desafios e os grandes projetos de exploração espacial da atualidade.

Puderam ainda frequentar workshops com atividades práticas para a sala de aula sobre: geologia planetária, projeção de uma base lunar, criação de terrários, exploração de planetas com robôs Lego® WeDo, identificação de meteoritos e métodos de deteção de planetas extrassolares.

Houve ainda espaço para os professores refletirem sobre os temas abordados e para partilharem experiências, contribuindo para as práticas letivas de cada um e para a melhoria da qualidade do ensino das ciências com a utilização de novos recursos e estratégias para a sala de aula.

Foram também divulgadas as novidades e atividades propostas para os professores e alunos pelo ESERO Portugal em 2018/19 e foram lançados dois novos concursos da ESA sobre alterações climáticas e exploração espacial.

Likes: 0

Viewed: